segunda-feira, 26 de junho de 2006

Cordel da Mulher Ideal

Cordel é um estilo de poesia muito praticado no Norte e Nordeste. É quase um repente, mas com uma tempero de poesia: Não tão descontraído como um repente, mas muito mais alegre que uma simles poesia. A leitura de um Cordel não é diferente de uma outra leitura qualquer. O que caracteriza o Cordel é a interpretação! Seguidores de Alceu Valença por todo o Brasil criam cordéis em homenagens à pessoas especiais, amores, terrores e frustrações. É um punhado de rímas sentidas, de amor machucado - parafraseando Vinícius - mas comporta variações: Humor, sentimento, emoções... Enfim, é uma grande opção de arte: Brasileira e fundamentalmente Nordestina.


Quando mais me parecia distante
Errante, lendária e cruel
Eis que me surge uma fonte
Um olhar que conduz o horizonte
Do antes presente constante,
E agora versada em cordel

De pequena passei a ser grande
Aceito esta aventura berrante?
De certo seguirei sempre em fronte
Em busca de paz o bastante
E ao passo que aceito o flagrante
Faço, logo, na terra o meu pouco de céu

Conduzo uma chama brilhante
Um traque em coro
Uma alma de ouro
Enamoro a quem vive oscilante
Do embuste da paz integral
Então vivo, convivo e prometo
Resisto, apoio e me deixo
Aceitar meu destino de mulher ideal.



Luiz Felipe Angulo Filho, 2006